Linkedin Bariatrica
Fone: (19) 3421-9100
WhatsApp: (19) 99448-4625
(19) 99284-5310 (SUS)
contato@bariatrica.com.br

Outros Procedimentos
Métodos atualmente não utilizados pela clínica Bariátrica

Banda Gástrica Ajustável

Criada na década de 90, hoje em dia é bem pouco realizada no Brasil e no mundo. Representa 3% dos procedimentos bariátricos no País. O principal motivo é que a perda de peso não é boa quanto ao By-pass Gástrico, nem a estabilidade, nem mesmo o índice de complicações.

Uma bandagem de silicone inflável e ajustável é instalada ao redor do estômago, que aperta mais ou menos o órgão, tornando possível controlar o esvaziamento alimentar. É realizado exclusivamente por videolaparoscopia.

 

Cirurgia de Scopinaro

Do ponto de vista funcional, a Cirurgia de Scopinaro guarda semelhanças com a cirurgia Duodenal Switch. É predominantemente malabsortiva, pode levar a grandes emagrecimentos, porém podem ocorrer as mesmas complicações nutricionais e problemas evacuatórios, com aumento da frequência diária e malodor nos gases e fezes.

 

Duodenal Switch

Essa cirurgia é a somatória do Sleeve (gastrectomia vertical, com retirada de parte do estômago) com um desvio de grande parte do intestino.  O desvio intestinal reduz a absorção dos nutrientes, aumentando o emagrecimento do Sleeve. Criada na década de 70, corresponde a 5% dos procedimentos do Brasil e do mundo. Pode proporcionar grande perda de peso, mas apresenta risco não-desprezível de desnutrição proteica e hipovitaminose. Também pode ocorrer aumento do número de evacuações diárias, com odor forte nos gases e fezes.

 

Derivações Intestinais (By-pass Intestinal)

As Derivações Intestinais (ou By-pass Intestinal) foram as primeiras cirurgias de obesidade a serem descritas. Isso aconteceu na década de 50, quando ainda não haviam os grampeadores cirúrgicos. Praticamente foram abandonadas por médicos do mundo todo, pois embora produzissem grande emagrecimento, causavam muitos efeitos colaterais como diarreias, malodor nos gases e fezes, desnutrição proteica, problemas renais e insuficiência hepática.

Atualmente existem algumas versões mais novas dessas cirurgias, mas mesmo essas permanecem como “não-recomendadas” pelas Sociedades Médicas internacionais.

 

Destaque Gastrectomia Vertical (Sleeve Gástrico) O estômago é transformado em um tubo, através... Politica de transparência no atendimento de saúde pública pela Clínica Bariátrica A Clínica Bariátrica (CB) é prestadora de ser... Balão Gástrico É um sistema de tratamento da obesidade, visa...