Fone: (19) 3421-9100
WhatsApp: (19) 99448-4625
(19) 99284-5310 (SUS)
contato@bariatrica.com.br

Fonoaudiologia

Por que a Fonoaudiologia é importante para o paciente bariátrico?

Porque o fato de não mastigar bem pode significar mais dificuldade de adaptação à cirurgia e pesquisas apontam que pacientes com acompanhamento fonoaudiológico, têm uma recuperação melhor após a cirurgia. Esse acompanhamento pode acontecer desde a decisão de realizar a cirurgia bariátrica, para que o fonoaudiólogo realize uma avaliação da função mastigatória e deglutitória, diagnosticando, orientando e tratando questões referentes à força muscular, maus hábitos, coordenação respiratória e outros aspectos.

Você sabia que quem tem diminuição do tempo mastigatório e falta de força necessária para uma adequada trituração dos alimentos, pode também apresentar dificuldade de digestão e episódios de engasgos, refluxo e até vômito?

Muitos pacientes em processo para realização da cirurgia bariátrica já convivem com problemas desta ordem e se não tratarem, poderão apresentar maior dificuldade de adaptação após a cirurgia, quando a correta mastigação é fundamental.

Não é só o que comemos e bebemos que tem o poder de gerar saúde, a maneira como fazemos também conta e muito, portanto é preciso degustar o alimento devagar, mastigando muito bem, pois a primeira fase da digestão se inicia na boca com a salivação e a mastigação. Contudo, dá-se continuidade no estômago, e depois intestinos, sendo a digestão celular a última a acontecer.

Aprendendo a ter controle sobre a mastigação, mastigando de maneira correta, com força e equilíbrio, você come mais devagar, come menos e o bolo alimentar chega ao estômago de maneira adequada para prosseguir a digestão.

Uma boa digestão é sinônimo de saúde, energia e longevidade! Uma boa mastigação contribui diretamente para isso e, portanto, melhora sua saúde!

A Fonoaudiologia no trabalho com pacientes bariátricos atua ainda com possíveis alterações vocais, provocadas pelo excesso de episódios de refluxo, que agridem as pregas vocais e ainda pode orientar exercícios para tratar e diminuir episódios de ronco e apneia ou mesmo a flacidez facial após a perda de peso.

                                                                                     

Flávia Lyrio

Fonoaudióloga

CRFa 12772-SP
 

Destaque Gastroplastia em Y de Roux (By-pass Gástrico; Capella) É a cirurgia mais realizada no mundo.... Gastrectomia Vertical (Sleeve Gástrico) O estômago é transformado em um tubo, através... Politica de transparência no atendimento de saúde pública pela Clínica Bariátrica A Clínica Bariátrica (CB) é prestadora de ser...