Fone: (19) 3421-9100
WhatsApp: (19) 99448-4625
(19) 99284-5310 (SUS)
contato@bariatrica.com.br

Educação Física

 

A Cirurgia Bariátrica é uma intervenção com importantes resultados na redução da obesidade e nas doenças crônicas associadas a ela. Além de proporcionar uma redução de peso em magnitude e ritmo maiúsculos, possibilita, em curto espaço de tempo, uma melhora nas condições gerais de saúde, assim como na disposição geral, na capacidade de se movimentar e na resistência à fadiga. Assim, permite ao paciente possibilidades claras de imprimir  as mudanças de hábitos que serão decisivas para o sucesso da cirurgia, para a manutenção da saúde e da qualidade de vida durante o processo de emagrecimento e, principalmente, para a manutenção desses resultados ao longo dos anos.

Nesse sentido, a realização de exercícios/atividades físicas após a Gastroplastia deve ser compreendida e exercida em um contexto mais amplo que o simplesmente “malhar”, “ficar sarado” ou  unicamente perder quilos. É importante ter a convicção que a opção pela Cirurgia Bariátrica é claramente uma opção pela mudança nas condições que levaram à obesidade, e as pessoas que a realizam são parte ativa e fundamental nesse processo. É delas o compromisso em alimentarem-se nos horários corretos, de optarem por alimentos saudáveis e nutritivos, de atentarem para hidratação, tomarem as vitaminas/suplementos de forma correta e incorporarem em seu cotidiano uma quantidade de movimento em forma de atividade física e/ou exercício que seja minimamente suficiente para preservação da saúde, melhora na qualidade de vida e contribua no processo de redução e manutenção no peso.

Nossa estrutura física/fisiológica é extremamente bem dotada em suas capacidades relacionadas ao movimento - basta observamos a plasticidade e a pluralidade dos movimentos de um atleta. O ato de se movimentar  foi um dos fatores de seleção natural relevante para a evolução e perpetuação do Homo sapiens como espécie. Entretanto, nos últimos 200 anos, observou-se uma crescente e alarmante substituição do movimento humano pelas máquinas. Estamos continuamente perdendo movimento para os “botões do controle remoto”, e de forma alarmante. Soma-se a esse fator o aumento na oferta de alimentos industrializados de baixo custo, extremamente calóricos e pobres nutricionalmente e compreende-se as cerca de duas bilhões de pessoas obesas e com sobrepeso atualmente no planeta.

Nesse contexto, é imprescindível que, de alguma forma, devolvamos ao nosso corpo uma quantidade mínima de movimento a fim de deixar claro que precisamos do nosso organismo funcionando de forma íntegra.

A ciência vem mostrando que esse MÍNIMO são cerca de 30 minutos 5 dias por semana, que podem ser realizados em forma de atividades cotidianas que exijam movimento, como utilizar as escadas ao invés do elevador, substituir o carro pela caminhada em trajetos cotidianos, serviços domésticos e etc...

Obviamente, pode-se dedicar muito além desse mínimo e de forma organizada, não só para manutenção, mas para a melhora nas condições gerais de sáude, prevenção de doenças, aumento na expectativa de vida e logicamente para o controle  do peso. O exercício físico é o ato de movimentar-se de forma organizada, com local, frequência, duração em um programa com metas bem determindas. Para melhorar as capacidades cardíaca, respiratória, circulatória, a força e massa muscular e diminuir a gordura corporal, controlar aspectos metabólicos (glicemia, triglicérides e colesterol), melhorar a autoestima entre outros, é necessário dedicar-se mais de 250 minutos semanalmente em um programa de exercícios. Esse tempo deve ser distribuído equilibradamente ao longo da semana em exercícios aeróbios de intensidade moderada e alta - caminhada, corrida, bicicleta, natação, hidroginástica, dança, lutas, esportes coletivos, aulas de academia - força muscular - musculação, que tem extrema relevância pós Cirurgia Bariátrica - e flexibilidade - alongamentos, yoga, pilates.

É importante ressaltar que as recomendações aqui relacionadas não substituem de forma alguma a necessidade da supervisão de um Profissional de Educação Física, que faça a orientação de acordo com as particularidades de cada um, considerando os objetivos individuais, assim como histórico de lesões e antecedentes familiares.

Mude sua vida, reinvente-se, movimente-se, gaste energia, ganhe saúde, ganhe sua vida de volta.

 

Prof. Ms. Ricardo Adamoli Simões

                CREF 064121-G/SP

Destaque Gastroplastia em Y de Roux (By-pass Gástrico; Capella) É a cirurgia mais realizada no mundo.... Gastrectomia Vertical (Sleeve Gástrico) O estômago é transformado em um tubo, através... Politica de transparência no atendimento de saúde pública pela Clínica Bariátrica A Clínica Bariátrica (CB) é prestadora de ser...