Fone: (19) 3421-9100
WhatsApp: (19) 99448-4625
(19) 99284-5310 (SUS)
contato@bariatrica.com.br

Balão Intragástrico
Sistema Obéra

 

É um sistema de tratamento da obesidade, visando o emagrecimento, que consiste na introdução de um balão inflável de silicone dentro do estômago por via endoscópica, associado a uma leve sedação. Logo após a sua introdução, o balão é inflado com cerca de 400 a 700ml de soro fisiológico, corado com tintura de azul de metileno. A finalidade é reduzir a ingestão de alimentos pela diminuição da capacidade de reserva do estômago. Trata-se de um procedimento simples (endoscópico) e realizado ambulatorialmente.

Não é necessário internação. O tempo de permanência do Balão Intragástrico é de até 6 meses (com garantia do fabricante). A retirada do balão também é realizada por via endoscópica, ambulatorialmente e com leve sedação, ou seja, o Balão Intragástrico é um método NÃO CIRÚRGICO e sem necessidade de anestesia geral ou internação, para o tratamento da obesidade.

Mecanismos de ação

 

Uma vez inflado dentro do estômago, o Balão Intragástrico, além de ocupar parte do órgão, também estimula receptores do fundo gástrico que sinalizam para o sistema nervoso central (cérebro) dando a sensação de saciedade precoce. O espaço ocupado pelo Balão Gástrico, também age na diminuição da capacidade do reservatório gástrico. Estes dois mecanismos de ação levam a diminuição da quantidade de alimentos ingeridos e com uma alimentação saudável, induzem a redução do aporte calórico, ocasionando perda de peso e tratamento da obesidade.

O paciente é submetido a uma sedação leve semelhante ao do exame de endoscopia digestiva alta, onde é oferecido O2 em cateter nasal e as funções vitais são monitoradas. Portanto, o risco é semelhante ao de uma endoscopia convencional.

 

Dúvidas frequentes sobre o Balão Intragástrico

 

Como é colocado o balão?

 

Ao contrário dos outros procedimentos para a obesidade que são cirúrgicos, o balão é colocado através da endoscopia digestiva alta (Método não cirúrgico). É um procedimento ambulatorial no qual o paciente recebe uma leve sedação.
É realizada uma endoscopia digestiva para acompanhar o posicionamento do balão dentro do estômago, bem como o seu preenchimento. O balão é preenchido com soro fisiológico misturado a um corante chamado azul de metileno para, no caso do seu rompimento, ser detectado imediatamente através da urina, que terá sua cor alterada para um tom azul-esverdeado.

Quem é candidato a colocar o Balão Intragástrico?

 

Pacientes obesos com IMC maiores que 27 e que não respondem a tratamento clínico e/ou dietético convencional por mais de três anos;
Pacientes com comorbidades advindas ou acentuadas pela obesidade e que não obtêm resultado satisfatório apenas com o tratamento clínico;
Pacientes obesos com IMC maior que 35 que não apresentam condições de serem submetidos à cirurgia de obesidade por contra-indicação médica;
Pacientes que não podem ou não querem fazer uso de medicamentos para a redução de peso.

 

Quais os riscos de colocar o balão?

 

Uma boa avaliação médica, bem como de toda equipe multidisciplinar miniminizam os riscos da colocação e retirada do balão intragástrico, que se equivale a um exame rotineiro de endoscopia.

 

Vou sentir alguma coisa depois?

 

É comum o paciente passar por um período de adaptação. Nos primeiros dias após a colocação do balão intragástrico, é comum apresentar náusea, vômitos, dor abdominal e a sensação de “peso no estômago”, que causam desconforto ao paciente. Todos estes sintomas são minimizados com a prescrição medicamentosa fornecida logo após o procedimento de colocação do balão e normalmente cessa nos primeiros 07 dias. Neste período inicial de 07 dias recomenda-se ao paciente fazer uso de dieta líquida restrita.

 

Mas quanto tempo vou ficar com o balão?

 

A garantia do balão é de 06 meses e, apôs o vencimento, deverá ser retirado imediatamente. 

A retirada do balão é realizada através de endoscopia onde o balão é esvaziado no interior do estômago e retirado com instrumentos especiais através do esôfago, ou seja, o caminho inverso ao da colocação. Após, é recomendado ao paciente manter o acompanhamento com a equipe multidisciplinar para a manutenção do peso.

 

Quem coloca o balão intra-gástrico para a Clínica Bariátrica?

 

A Clínica Bariátrica de Piracicaba tem uma parceria de longa data com a Clínica Bragalha, sob direção técnica do Dr. Cláudio Bragalha, uma das maiores clínicas especializadas em procedimentos endoscópicos do estado de São Paulo. A colocação e retirada do balão são realizadas nas dependências da Clínica Bragalha, em regime ambulatorial (sem internação). Para pacientes de alto risco, a equipe de endoscopia da Clínica Bragalha realiza os procedimentos em ambiente de centro cirúrgico, no Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba.

Destaque Gastroplastia em Y de Roux (By-pass Gástrico; Capella) É a cirurgia mais realizada no mundo.... Gastrectomia Vertical (Sleeve Gástrico) O estômago é transformado em um tubo, através... Politica de transparência no atendimento de saúde pública pela Clínica Bariátrica A Clínica Bariátrica (CB) é prestadora de ser...